Mostra Baixada em Foco exibe filmes de cineastas da região

Mostra acontece no Teatro Sesi Caxias e é dedicada exclusivamente a produção cinematográfica da Baixada Fluminense.

No próximo dia 6, quarta-feira, a Mostra Baixada em Foco exibirá filmes produzidos por realizadores da região. A mostra faz parte da programação da 4ª edição do Festival Ver Cine que está acontecendo em Duque de Caxias desde o dia 28 de junho. Ao todo, 9 filmes poderão ser assistidos por quem for a mostra que acontecerá no Teatro Sesi Caxias. A sessão tem entrada gratuita e começa às 19h30.

lar-doce-celular-alek-lean-ver-cine-duque-de-caxias
Lar Doce Lar, filme dirigido por Alek Lean, retrata o vício da utilização do celular e a paquera.

A maior parte dos filmes da Mostra Baixada em Foco são obras de ficção como o filme A Entrega, obra de Belford Roxo que foi vencedora do prêmio de melhor roteiro do Festival 72 Horas Rio 2015, dirigido por Douglas Gomes e Paulo China; o filme Renascer, do diretor iguaçuano Evandro Rocha; e Ação e Reação, dirigido por Gilberto Luiz, de Paracambi. Dentre os filmes de ficção que participarão da mostra, metade são de realizadores de São João de Meriti. Como por exemplo, o Lar Doce Celular, do diretor Alek Lean. O filme chega ao Ver Cine após passar por países como Cabo Verde, participando do Festival Internacional Plateau de Cinema, e República Dominicana, onde participou do Out Fest Cine LGBT de Santo Domingo. Outros representantes de São João de Meriti são Vitor Gracciano, com o filme Falta Água, que discute questões ambientais, e Arthur Baden, com o filme Warcity, baseado num jogo de tabuleiro, a obra conta a disputa de três generais que avançam numa cidade metropolitana para conquistarem seus objetivos.

 

as-galeras-juliana-portella-ver-cine-duque-de-caxias
Os MCs Júnior e Leo participam do filme As Galeras, da diretora Juliana Portella, e falam sobre a cena cultural do Funk nos anos 90.

A programação também conta com documentários de cineastas da Baixada como Juliana Portella, iguaçuana, que dirigiu o filme As Galeras. A obra resgata uma parte escondida da história do funk do Rio de Janeiro: a época dos festivais de galeras. O tema é abordado através de entrevistas com estudiosos e pessoas que vivenciaram o Funk do início dos anos 90 e os famosos bailes de corredor. Outro documentário iguaçuano que faz parte da programação é o Um filme para Gerson. A obra que foi dirigida por Getulio Ribeiro e Melise Fremiot é um registro íntimo dos dias da vida sertaneja. O filme acompanha o cotidiano do Tio Gerson, morador de Piraúba, Zona da Mata Mineira. Para Getulio Ribeiro, o Um filme para Gerson foi a expressão artística e pessoal mais importante que ambos já realizaram. O terceiro documentário que faz parte da mostra é o Império do Gramacho, filme dirigido por Heraldo HB. O filme, lançado este ano, fala sobre o bloco de enredo que dá nome a obra e que resiste desde 1972, levando garra e ritmo a cena cultural de Duque de Caxias.

Serviço

Festival Ver Cine – Mostra Baixada em Foco

Local: Teatro Sesi Caxias
Endereço: Rua Artur Neiva, 100 – 25 Agosto, Duque de Caxias
Data: 6 de julho, quarta-feira
Horário: 19h30
Entrada gratuita
Informações: 3672-8341

 

Anúncios

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s