Trupe Investigativa Arroto Cênico apresenta Francisca – Uma casa enlutada

Espetáculo baseado em última obra teatral escrita por Garcia Lorca é montado no Sesc São João de Meriti.

No dia 29 deste mês, a Trupe Investigativa Arroto Cênico, núcleo teatral iguaçuano, subirá ao palco do Sesc São João de Meriti para encenar Francisca – Uma casa enlutada. A peça é baseada em A casa de Bernarda Alba, obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca. A peça trata da relação dominadora entre uma matriarca e suas cinco filhas após a morte de seu marido.

No enredo, fantasias, expectativas e falhas obrigam as personagens a atravessar momentos de amor e ódio enquanto vivenciam um luto de 8 anos decretado pela mãe. Francisca, a personagem central, representa a convenção que oprime aquelas mulheres e delimita seu espaço no mundo. Esta é a terceira obra da Trilogia Dramática da Terra Espanhola e também a última peça teatral escrita por Lorca.

O espetáculo Francisca – Uma casa enlutada faz parte da programação do Furo de Pauta, projeto do Sesc São João de Meriti possibilita a utilização de seu espaço por grupos iniciantes ou que possuam produções de cunho experimental e de pesquisa. Desde maio de 2014, oito espetáculos foram assistidos através do projeto que tem como objetivo propiciar visibilidade a trabalhos inéditos, além de oferecer aos seus criadores e profissionais envolvidos a oportunidade de apresentar os resultados de seus processos criativos. Francisca – Uma casa enlutada é o nono espetáculo apresentado no palco do Sesc através do projeto Furo de Pauta.

A Trupe Investigativa Arroto Cênico é um núcleo de teatro com sede em Nova Iguaçu. Através da pesquisa de linguagens cênicas, a companhia desenvolve oficinas e apoia a criação de novos grupos dentro de sua estrutura visando a ampliação do espaço de atuação dos artistas e técnicos de teatro. Com apenas um ano de existência, o grupo já participou de diversos festivais de teatro na região sudeste apresentando seu primeiro espetáculo intitulado Borra. No espetáculo Francisca – Uma casa enlutada, a trupe apresenta o resultado de sua pesquisa teatral sobre a relação entre os elementos dramatúrgicos do texto de Federico Garcia Lorca com o espaço cênico através do simbolismo e do surrealismo.

Serviço

Francisca – Uma casa enlutada

Local: Sesc São João de Meriti
Endereço: Avenida Automóvel Clube, 66, Centro – São João de Meriti
Data: 29 de julho, sexta-feira
Horário: 19h
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos a partir das 18h
Classificação: 14 anos

Anúncios

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s