Canal Plá apresenta road série em transportes da metrópole fluminense

Na série Trajetos, Canal Plá se aventura no formato série em seis histórias afetivas de personagens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Com o objetivo de descobrir e apresentar relações humanas e afetivas nos transportes públicos urbanos, o projeto audiovisual Canal Plá apresenta a websérie Trajetos, a partir da terça-feira (30/05). Apostando em novo formato, o Plá acompanhou seis personagens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em percursos realizados constantemente e registrou histórias vividas nestes caminhos.

Após explorar o formato minidocumentário, o Canal Plá apresenta sua primeira série, em seis episódios, lançados na internet toda terça-feira até o dia 4 de julho. O Trajetos passa por 5 cidades da metrópole fluminense em duas linhas municipais de ônibus, duas linhas intermunicipais de ônibus, uma linha de trem, uma linha de barca e um percurso feito de bicicleta – quase – diariamente.

“Filmar dentro dos ônibus que circulam pelas cidades é uma ideia que queremos executar desde 2015, logo quando o Canal Plá surgiu. Mais do que falar sobre mobilidade urbana e suas deficiências, buscamos apresentar as histórias e relações afetivas que existem. Todo mundo tem um fato curioso ou uma história interessante para contar” – José Alsanne, diretor do projeto e coordenador do Canal Plá.

De acordo com jornalista e cineasta José Alsanne, a curadoria dos personagens se deu nas redes sociais. “Fizemos algumas postagens no Facebook pedindo histórias e elas apareceram rapidamente. Foi até difícil escolher apenas seis”, relembra. Sobre a produção da série, o diretor afirma que o Prêmio Pontos de Mídia Livre, do Ministério da Cultura, em 2015, foi fundamental. “Fomos contemplados com menos de um ano de projeto e com apenas dois vídeos no ar. Com esse dinheiro conseguimos os equipamentos que nos permitiram realizar o Trajetos”, completa.

Confira o teaser de Trajetos

Sobre o Plá

O Canal Plá nasceu com o desejo de produzir memória audiovisual sobre os coletivos, iniciativas, pessoas e instituições que promovem ações socioculturais nas áreas de periféricas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As primeiras filmagens começaram em julho de 2015 e o primeiro minidocumentário foi lançado em agosto do mesmo ano, com quatro diferentes coberturas e uma videoarte. De lá pra cá, o Plá produziu oito minidocumentários, 13 vídeos sobre ações periféricas, um videoclipe, uma videoarte, quatro entrevistas e quatro debates.

Foto: Lia Bianchini

Anúncios

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s