Na série Trajetos, Canal Plá se aventura no formato série em seis histórias afetivas de personagens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Com o objetivo de descobrir e apresentar relações humanas e afetivas nos transportes públicos urbanos, o projeto audiovisual Canal Plá apresenta a websérie Trajetos, a partir da terça-feira (30/05). Apostando em novo formato, o Plá acompanhou seis personagens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em percursos realizados constantemente e registrou histórias vividas nestes caminhos.
Após explorar o formato minidocumentário, o Canal Plá apresenta sua primeira série, em seis episódios, lançados na internet toda terça-feira até o dia 4 de julho. O Trajetos passa por 5 cidades da metrópole fluminense em duas linhas municipais de ônibus, duas linhas intermunicipais de ônibus, uma linha de trem, uma linha de barca e um percurso feito de bicicleta – quase – diariamente.
“Filmar dentro dos ônibus que circulam pelas cidades é uma ideia que queremos executar desde 2015, logo quando o Canal Plá surgiu. Mais do que falar sobre mobilidade urbana e suas deficiências, buscamos apresentar as histórias e relações afetivas que existem. Todo mundo tem um fato curioso ou uma história interessante para contar” – José Alsanne, diretor do projeto e coordenador do Canal Plá.
De acordo com jornalista e cineasta José Alsanne, a curadoria dos personagens se deu nas redes sociais. “Fizemos algumas postagens no Facebook pedindo histórias e elas apareceram rapidamente. Foi até difícil escolher apenas seis”, relembra. Sobre a produção da série, o diretor afirma que o Prêmio Pontos de Mídia Livre, do Ministério da Cultura, em 2015, foi fundamental. “Fomos contemplados com menos de um ano de projeto e com apenas dois vídeos no ar. Com esse dinheiro conseguimos os equipamentos que nos permitiram realizar o Trajetos”, completa.
Confira o teaser de Trajetos
Sobre o Plá
O Canal Plá nasceu com o desejo de produzir memória audiovisual sobre os coletivos, iniciativas, pessoas e instituições que promovem ações socioculturais nas áreas de periféricas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As primeiras filmagens começaram em julho de 2015 e o primeiro minidocumentário foi lançado em agosto do mesmo ano, com quatro diferentes coberturas e uma videoarte. De lá pra cá, o Plá produziu oito minidocumentários, 13 vídeos sobre ações periféricas, um videoclipe, uma videoarte, quatro entrevistas e quatro debates.
Foto: Lia Bianchini