Inscrições abertas para a 63ª Revista Filme Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) abriu no último dia 25 o processo seletivo para a seleção dos textos que farão parte da 63ª edição, impressa e digital, da Revista Filme Cultura. Para participar, os interessados deverão enviar, até 8 de setembro, textos inéditos e criativos com a temática Mulheres, Câmeras e Telas. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita pelo Salicweb.

Os textos enviados serão avaliados pela Comissão Editorial, coordenada pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura. A comissão será formada por, pelo menos, três representantes, sendo um da SAv, um do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e um da Cinemateca Brasileira.

Não há limite para o número de textos a serem inscritos por autores. Os artigos deverão ser inscritos por pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, que se apresentem obrigatoriamente como autores dos referidos textos. Se houver modificação no texto original, os autores serão notificados e só haverá publicação com a aprovação do responsável pela redação encaminhada. Serão levados em consideração critérios como coerência com a linha editorial da revista, clareza, qualidade da pesquisa e apresentação de dados e criatividade da abordagem.

Sobre a revista

Criada em 1966, a Revista Filme Cultura, em sua primeira fase, foi publicada até 1988 pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), posteriormente Instituto Nacional de Cinema (INC), e teve 48 edições, além de duas revistas especiais feitas para os festivais de Cannes e Berlim. Em 2007, foi lançada a Filme Cultura nº 49, uma edição especial comemorativa dos 70 anos do INCE e dos 22 anos de existência do Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Entre 2010 e 2013, a revista voltou a circular com periodicidade trimestral, sendo lançadas as edições de números 50 a 61.

No final de 2016, foi lançado edital para selecionar textos que trabalhassem o tema “Infância – Cinema – Futuro”, a serem publicados na revista. Foram contemplados oito trabalhos de formatos diversos, dentre artigos, entrevistas, críticas de filme e outros, para compor as várias seções da Filme Cultura. Além disso, foram convidados articulistas para que expressassem suas percepções sobre o cinema infantil e sobre a representação da infância no audiovisual. A revista foi lançada no mês passado durante 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Fonte: Ministério da Cultura

Anúncios

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s