Carnaval 2018: Retrospectiva da folia na Baixada

Beija-flor campeã, muitos blocos na rua e diversas programações carnavalescas. Confira os destaques do Carnaval na Baixada este ano.

Anúncios

A tradição brasileira diz que o ano só começa depois do Carnaval. Pois então começamos 2018 de forma bastante animada. E precisávamos. Os próximos meses prometem muitas emoções, tendo em vista que diversos temas importantes para sociedade vão se desenrolar nos próximos meses, como, por exemplo, as eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Oficialmente a folia acabou ontem na quarta-feira de cinzas, logo, é hora de fazer uma retrospectiva do que aconteceu no Carnaval da Baixada Fluminense, mas sem se esquecer de que ainda tem eventos carnavalescos previstos até o próximo domingo. Por isso, se sua animação ainda não terminou, você pode encontrar eventos em nosso Mapa da Folia na Baixada.

As prefeituras e o Carnaval da Baixada

O Carnaval é um evento que amplia a demanda por serviços e aumenta a contratação de trabalhadores temporários nos meses de janeiro e fevereiro. Um dos setores que mais se destaca neste período é o de alimentação, formado por bares e restaurantes. Quanto mais atrativa a programação na cidade, mais as pessoas optam por aproveitar o feriado nela, fortalecendo a economia local e, consequentemente, a arrecadação do município.

Apesar do potencial positivo da festa, muitas prefeituras da Baixada não promoveram programações carnavalescas por conta da crise que assola o Estado. O que é uma má notícia, pois, além de festa, o Carnaval é uma oportunidade de geração de emprego e renda. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão era otimista para este ano, com um aumento na receita que não ocorre desde 2015.

Em algumas cidades da Baixada a programação de Carnaval foi mantida, como, por exemplo, em Duque de Caxias, que contou com 5 dias de folia na Praça do Pacificador. Nilópolis também não ficou de fora da folia e organizou o baile na Avenida Mirandela, com a participação da Corte Artística do Carnaval Nilopolitano e a Banda Bakaninha da Beija-Flor. Já Guapimirim, cujo o tema da festa foi “Vem se divertir, vem pra Guapi”, contou pontos de folia em diferentes partes da cidade. Outro município que descentralizou os festejos foi Magé, que organizou uma programação variada em diversos locais da cidade.

Blocos de rua garantem a folia este ano

Além das programações organizadas pelas prefeituras, outra opção para a folia na Baixada foi curtir os blocos carnavalescos. Nova Iguaçu foi uma das cidades da Baixada onde o Carnaval foi garantido pelos blocos de rua. Diversos blocos levaram as tradicionais marchinhas aos bairros iguaçuanos nos dias de folia. A prefeitura da cidade ofereceu apoio aos desfiles por meios dos órgãos de trânsito e limpeza urbana. Outros lugares que merecem destaque por conta do carnaval de rua são Queimados, que contou com 19 blocos levando alegria às ruas da cidade, e Duque de Caxias, onde os Blocos de Rua e Associados de Duque de Caxias (Braduc) agitaram o feriado nos bairros do município.

Beija-flor é a grande vencedora do grupo especial

No Carnaval deste ano a Beija-flor de Nilópolis foi a grande vencedora representando a Baixada Fluminense no grupo especial. Cada décimo fez a diferença na apuração deste ano, fazendo com que a Azul e Branco conquistasse sua 14ª vitória no grupo especial por apenas um décimo.

Com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar (Os filhos abandonados da pátria que os pariu)” a escola levou para a avenida uma crítica social que associou a corrupção, a desigualdade, a violência e as intolerâncias de gênero, racial, religiosa e esportiva a um “Frankenstein” brasileiro.

O público fez coro na Sapucaí, cantando o samba-enredo comandado por Neguinho da Beija-flor que após o anúncio da vitória comemorou a conquista em sua página do Facebook:

Unidos da Ponte vence série B

Outra representante da Baixada a ganhar um título neste Carnaval é a Unidos da Ponte. Com essa vitória, a escola de São João de Meriti desfilará no Sambódromo em 2019. O enredo deste ano foi “Romance de Xangô: a dança do fogo”, inspirado no livro “Romance de Xangô” de de Vitorino Nemésio, e o samba foi puxado por Viny Machado.

Mais notícias sobre o Carnaval na Baixada Fluminense

G.R.E.S Beija-Flor de Nilópolis anuncia saída de Laíla - É oficial: campeã do carnaval 2018 do Grupo Especial não terá mais Laíla como diretor de Carnaval.
Locomotiva da Baixada coloca bloco na rua pelo segundo ano - O cortejo aconteceu no último sábado (17/2) e levou alegria à Praça do Pacificador e ao calçadão de Duque de Caxias.
Carnaval 2018: Retrospectiva da folia na Baixada - Beija-flor campeã, muitos blocos na rua e diversas programações carnavalescas. Confira os destaques do Carnaval na Baixada este ano.
Carnaval 2018: Saiba quem são as representantes da Baixada na Sapucaí - Ao todo 11 escolas da Baixada Fluminense desfilarão, divididas entre o Sambódromo e a Estrada Intendente Magalhães.
Carnaval 2018: Confira a agenda de blocos de Queimados - Apesar de não ter programação oficial, Queimados terá folia garantida pelos blocos de rua.
Carnaval 2018: Programação de blocos de rua de Duque de Caxias - Os Blocos de Rua e Associados de Duque de Caxias (Braduc) disponibilizou a agenda desfiles para o Carnaval deste ano.
Carnaval 2018: Prefeitura divulga a programação de Carnaval em Nilópolis - Manter a cultura, numa festa sadia e sem excessos. Esse é o objetivo da Prefeitura de Nilópolis para o Carnaval 2018.
Carnaval 2018: Confira a programação das unidades do Sesc na Baixada - Duas unidades do Sesc na região contarão com atividades nos dias de Carnaval.
Carnaval 2018: Mapa da Folia na Baixada - Saiba onde acontecerão desfiles de blocos de rua, shows e demais eventos na Baixada Fluminense.
Carnaval 2018: Eventos pré-carnavalescos de Nilópolis serviram como teste - O final de semana foi de contagem regressiva para o Carnaval em Nilópolis. Com eventos no sábado e domingo, a Prefeitura aproveitou para testar a estrutura que está sendo preparada para a folia.

>> Mais notícias


Quer ficar sempre informado(a) sobre cultura e entretenimento na Baixada Fluminense? Então clique aqui e assine nossa newsletter. Você receberá as novidades da região em sua caixa de e-mail! Simples assim! 😉

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s