Mesquita tem primeiro Encontro de Artesãos

Plano visa ocupação de praças públicas e construção de polos gastronômicos na cidade.

Anúncios

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), recebeu na última quarta-feira (28/2), 53 artesãos mesquitenses para o 1º Encontro de Artesãos do município. A proposta inicial da atividade foi apresentar aos artistas o planejamento para o desenvolvimento do artesanato na cidade.

O secretário da SEMCELT, Kleber Rodrigues, falou sobre a importância da promoção do artesanato  para o crescimento do turismo e da economia da região. Entre as atividades propostas se destaca a ocupação mensal das praças de Mesquita com atividades culturais, além de espaços próprios para a exposição do trabalho feito no município, estimulando assim a renda do artesão. Também foi apresentado em primeira mão, o plano para criação de três polos gastronômicos na cidade, inicialmente situados nos bairros de Vila Emil, Centro e Cosmorama.

A SEMCELT vem trabalhado com o Ministério do Turismo e o Governo do Estado no cadastro dos artesãos do município, para o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é reconhecer a função como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, além de identificar e mapear a produção e matéria-prima dos artesãos do Estado. A partir do cadastramento, o artesão pode solicitar a sua carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que o identifica e proporciona benefícios e a inserção econômica.

Ao todo, cerca de 75 artesãos mesquitenses já foram cadastrados pela SEMCELT. Os profissionais interessados em realizar o cadastro devem comparecer na sede da SEMCELT, na Estrada Feliciano Sodré, nº 2931, no Centro de Mesquita, de segunda a sexta, de 9h às 17h. É preciso levar cópia da identidade, CPF e do comprovante de residência.

Fonte: Prefeitura de Mesquita


Quer ficar sempre informado(a) sobre cultura e entretenimento na Baixada Fluminense? Então clique aqui e assine nossa newsletter. Você receberá as novidades da região em sua caixa de e-mail! Simples assim! 😉

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s