Foto: Nathália Patueli
No dia internacional da mulher, 8 de março, o Centro de Integração e Apoio a Mulher (Ciam), localizado no Bairro da Luz, será ocupado por artistas que encenarão o espetáculo “IN SÔNIAS”. A peça é baseada na obra de Nelson Rodrigues e tem a direção de Alessandra Fernandes e Levi Duarte. O espetáculo itinerante que acontecerá nos vários cômodos do prédio, abordando o universo feminino e assumindo um lugar de denúncia. Sônia é o arquétipo de muitas mulheres, amarguradas e com a mente conturbada devido a traumas e violências sofridas no passado.
A escolha de ocupar o Ciam com a peça “IN SÔNIAS” é emblemática por se tratar de um espaço que antes recebia mulheres vítimas de violências e agressão física. Os Ciam foram criados para integrar a rede de proteção à mulher e são formados por equipe multidisciplinares, compostas por advogadas, psicólogas e assistentes sociais, contratadas por meio de convênio com o governo do estado. Por problemas com pagamento de funcionários e custo com manutenção da estrutura, as equipes deixaram de atender e o espaço deixou de funcionar.
O prédio, inaugurado em 2008, paralisou suas atividades em 2017 após um processo de desmantelamento que reduziu a equipe a uma coordenadora e uma psicóloga. O que antes era um equipamento público para apoiar mulheres vítimas de violências tornou-se motivo de insegurança para a vizinhança pois o espaço encontra-se depredado, com mato e lixo por todos os lados, além de ser cenário de crimes, segundo moradores.
Serviço
“IN SÔNIAS”
Data: 8 de março, quinta-feira.
Horário: 19h.
Local: Antigo Ciam.
Endereço: Rua Bernardino de Melo 4345 – Bairro da Luz, Nova Iguaçu.
Serão distribuída 50 senhas, 1 hora antes do espetáculo.
Entrada franca.
Quer ficar sempre informado(a) sobre cultura e entretenimento na Baixada Fluminense? Então clique aqui e assine nossa newsletter. Você receberá as novidades da região em sua caixa de e-mail! Simples assim! 😉