Espetáculo infantil usa humor para falar de bullying

No dia 28 de abril, o espetáculo infantil “Libel e o Palhacinho” estreia, às 17h, no Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Anúncios
Turma de Palco - cia de teatro e circo

O espetáculo, da Turma de Palco – cia de teatro e circo, conta a história de Libel, a filha de um sapateiro, que tem o seu brinquedo favorito, um palhacinho de pano, raptado por uma bruxa. Ela passa por diversas aventuras para descobrir como derrotar a bruxa e salvar o seu brinquedo. Libel é uma menina solitária, que sofre bullying na escola por ser pobre, ter sardas e ainda não ter todos os dentes. Seus únicos amigos são seu pai, Felício, e o seu palhacinho feio.

Libel tem na figura do seu palhaço de pano um confidente e parceiro das suas aventuras, com quem pode contar em todos os momentos. Em um sonho, uma bruxa rapta o seu palhacinho. Quando vê o seu amigo em perigo, vai ajudá-lo, entrando em um mundo fantástico. Em sua busca, a menina faz novos amigos, que a ajudam a se ver de uma forma mais bonita e a se sentir feliz.

O texto, de Jurandyr Pereira, é um clássico da literatura infantil. Em 1967, ganhou o prêmio Narizinho, como melhor texto. A obra se mantém atual, com um enredo que envolve sonhos, bullying, magia, superação, músicas e amizade.

Segundo o diretor do espetáculo, Wildson França, além de se tratar de um musical brasileiro, a história aborda uma temática sensível de maneira lúdica e divertida. “Libel é a história de uma heroína. Quando o palhacinho precisa dela, ela se descobre, se fortalece e sai atrás dele. Ela se transforma pra ajudar o amigo”, destaca. Essa é a segunda vez que o diretor monta o texto, a primeira foi em 2016.

De acordo com França, o projeto é expandir as apresentações, tendo como foco as escolas. “Pensamos nas escolas por ser um lugar em que é necessário discutir o tema, porque a prática do bullying ainda está muito presente”, reforça o diretor.

Sinopse

Libel é filha de Felício, um humilde sapateiro da cidade. Durante um sonho, ela irá procurar o seu melhor amigo, um palhacinho de pano, que foi raptado pela Bruxa Ruiva. Para resgatá-lo, ela precisará descobrir três palavras mágicas. Nesta aventura Libel conhecerá novos amigos que irão ajudá-la a vencer este desafio.

Texto:​ Jurandyr Pereira
Direção:​ Wildson França
Elenco:
Diego de Freitas
Maiana Santos
Rose Márcia Marques
Luiz Boiron

Músicas: ​Artur Lopes e Nelsinho Freitas
Figurino:​ Liliane Pardini
Cenografia:​ Luana Moreira
Iluminação:​ Bianca de Souza
Produção:​ Emerson Pires
Fotos:​ Danilo Sérgio
Assessoria de Imprensa: ​Maiana Santos
Realização: ​Turma de Palco

Serviço

Data: 28 de abril
Horário: 17h
Local: Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51, Nova Iguaçu – RJ)
Ingresso: R$ 15 reais
Classificação Livre


Quer ficar sempre informado(a) sobre cultura e entretenimento na Baixada Fluminense? Então clique aqui e assine nossa newsletter. Você receberá as novidades da região em sua caixa de e-mail! Simples assim! 😉


Aqui no Cultura BXD acreditamos que participar da vida cultural local é um direito que contribui para o pleno exercício da cidadania. Se você também acredita nisso, nos ajude a espalhar a palavra! Compartilhe esta publicação em suas redes sociais!

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s