Alicerce: um breve olhar para o Pilar em Duque de Caxias

Com esse pequeno ensaio feito num breve passeio a pé pelo bairro pretendo mostrar que o bairro tem beleza, humanidade e tem peso histórico.

Anúncios

O Pilar tem história, muitas vezes mal contada, muitas vezes desvalorizada mas nunca apagada. Um bairro que abriga muitas pessoas, cada qual com sua história, muitos vieram pra cá, muitos nasceram aqui mas sabemos que mesmo em meio as dificuldades podemos enxergar os laços fortes que criamos uns com os outros e com nosso território que já viu negros escravizados e a opulência da família real, história essa que poucos conhecem.

Nosso bairro não é só dificuldade, ele também é riqueza, abrigo e beleza.

adriane-de-souza-2

adriane-de-souza-3

adriane-de-souza-4

adriane-de-souza-5

adriane-de-souza-6

adriane-de-souza-7

adriane-de-souza-8

adriane-de-souza-9

adriane-de-souza-10

adriane-de-souza-11

adriane-de-souza-12

Sobre a autora

Adriane de Souza

adriane-de-souza

Sou fotógrafa caxiense que acredita que a fotografia pode informar, educar e transformar, pois não só a fotografia mas a arte de um modo geral deve ser acessível à todos. Levando isso em consideração, muitos dos trabalhos que realizo são por meio de câmeras de celular, que é um ótimo meio de democratizar a fotografia, mesmo este sendo só o primeiro passo de um longo caminho a ser percorrido.

Contatos

Colabore com o Cultura BXD você também!

Se você também sente o desejo de povoar a internet com a diversidade presente na Baixada Fluminense, saiba como colaborar com o conteúdo do Cultura BXD. Seu trabalho pode ser publicado aqui. Assim estaremos unindo forças em prol da multiplicação das narrativas sobre o nosso território!


Quer ficar sempre informado(a) sobre cultura e entretenimento na Baixada Fluminense? Então clique aqui e assine nossa newsletter. Você receberá as novidades da região em sua caixa de e-mail! Simples assim! 😉


Aqui no Cultura BXD acreditamos que participar da vida cultural local é um direito que contribui para o pleno exercício da cidadania. Se você também acredita nisso, nos ajude a espalhar a palavra! Compartilhe esta publicação em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s