Duque de Caxias apresenta candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

O objetivo é construir um plano de atuação para 4 anos incluindo programas, ações, iniciativas e um calendário de atividades continuadas.

A Prefeitura Municipal de Duque de Caxias através de sua Secretaria de Cultura e Turismo convida os artistas de Duque de Caxias a apresentação da candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A cidade foi uma das 15 cidades selecionadas pelo Ministério da Cultura para receber consultoria com o objetivo de desenvolver candidatura à Rede das Cidades Criativas da UNESCO. A rede tem o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO ressalta a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Todas as Cidades Criativas se comprometem em desenvolver e compartilhar bons costumes inovadores para promover as indústrias criativas, fortalecer a participação na vida cultural, e integrar a cultura às políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

As cidades participantes devem apresentar um plano de ação realístico, incluindo detalhamento de projetos, iniciativas e políticas a serem executadas nos quatro anos seguintes à admissão ao Programa, além de identificar a área temática preferencial, que já seja significativa para a cultura e a economia locais.

A área temática escolhida por Duque de Caxias foi a de Media Arts, por acreditarem que é a de maior potencial de crescimento no município, já existindo iniciativas nesse sentido na cidade. O setor de Media Arts, traduzido pela Unesco como “Artes em Novas Mídias” e pelo MinC como “Artes Midiáticas” engloba audiovisual, jogos eletrônicos (videogames), quadrinhos digitais, arte digital, computação gráfica, animação por computador, arte virtual, arte na internet, arte interativa, robótica artística, impressão 3D, e todas as expressões artísticas que possam ser mediadas pela tecnologia, pelo digital e pela internet.

Além do apoio efetivo do Ministério da Cultura com assessoria técnica, o município  pretende fechar um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, bem como uma parceria com o SEBRAE, através do segmento de Economia Criativa, além de contatos com Universidades, Faculdades e Escolas públicas e privadas, bem como Empresas, Cooperativas, ONGs, Coletivos e Grupos interessados para criar uma rede de Media Arts sediada em Duque de Caxias.

Serviço

Duque de Caxias – Futura cidade criativa na rede da UNESCO

Data: Quinta-feira, 8 de novembro de 2018
Hora: 14h às 17h
Local: Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola
Endereço: Praça Pacificador, S/N, 25010-007 Duque de Caxias

Confirme presença no evento do Facebook.


Quer ficar sempre informado(a) sobre cultura e entretenimento na Baixada Fluminense? Então clique aqui e assine nossa newsletter. Você receberá as novidades da região em sua caixa de e-mail! Simples assim! 😉


Aqui no Cultura BXD acreditamos que participar da vida cultural local é um direito que contribui para o pleno exercício da cidadania. Se você também acredita nisso, nos ajude a espalhar a palavra! Compartilhe esta publicação em suas redes sociais!


Dica importante: Confirme as informações diretamente com os organizadores. Evite imprevistos!


Últimas notícias

Dia Nacional do Fusca em Nova Iguaçu 17/01/2019 - 6:10 PM - Evento reúne admiradores do simpático automóvel no Shopping Nova Iguaçu.
Aprenda a construir uma bicicleta de bambu em Queimados 13/01/2019 - 7:00 AM - O curso é uma iniciativa do projeto "Pedalando para o Futuro" do coletivo Pedala Queimados e será ministrado por Klaus Volkmann, diretor e artesão da ArtBikeBamboo.
Museu Ciência e Vida inaugura exposição sobre dinossauros 12/01/2019 - 6:00 AM - A exposição “Dinossauro – do Cretáceo à robótica” é uma realização do Museu Ciência e Vida com parceria do Museu da Geodiversidade – UFRJ.
Conheça a cachoeira de Pau Grande com Jota Santos 11/01/2019 - 6:00 AM - Produtor de conteúdo mageense registra em seu vlog como se refrescar numa das cachoeiras de Magé.
Aniversário de Nova Iguaçu terá programação especial 10/01/2019 - 6:00 PM - Nova Iguaçu completa 186 anos no próximo dia 15 de janeiro.

 

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Uma consideração sobre “Duque de Caxias apresenta candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da UNESCO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s