Criativas – Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense

Projeto busca promover trajetórias de mulheres que empreendem na Economia Criativa da Baixada Fluminense.

Criativas - Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense

A criatividade gerando valor e impulsionando o desenvolvimento da sociedade. Resumidamente, esse é o ponto central da Economia Criativa, setor que atualmente é responsável por grande parte da geração de renda e empregos em diversos países.

Os bens e serviços oferecidos neste setor são baseados no conhecimento e focam na experiência das pessoas, despertando emoções e criando significados. Para abordar este assunto, lançamos a série “Criativas – Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense”.

Esta web série é composta de 7 partes. Em cada episódio, uma mulher empreendedora da Baixada Fluminense fala sobre suas experiências profissionais, além de dividir um pouco de sua história pessoal. O objetivo deste projeto é refletir sobre a Economia Criativa a partir da perspectiva de mulheres que dedicam tempo em atividades cujo seu capital intelectual é altamente valorizado.

Esta primeira temporada da série contou com a participação das seguintes profissionais:

  • Bianca Cunha, ilustradora;
  • Fernanda Nunes, redatora do Portal de Queimados e assessora de comunicação do projeto Direito à Memória e a Justiça Racial do Fórum Grita Baixada;
  • Lourdes Lima, fotógrafa;
  • Neurisete da Silva, artesã presidente da Federação dos Artesão do Estado do Rio de Janeiro e professora de artesanato no Centro de Artes e Esportes Unificados de Queimados (CEU Planeta Futuro);
  • Edilaine Henrique, diretora de arte;
  • Iolly Amancio, vocalista da Banda Gente;
  • Tati Brandão, coach em desenvolvimento de lideranças.

O projeto “Criativas – Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense” recebeu o apoio do British Council, através do Edital Active Citizens, programa de liderança social que busca promover o diálogo intercultural, o desenvolvimento social e mudanças sustentáveis lideradas pelas comunidades.

Assista todos os episódios em nosso canal no Youtube.

Rodas de conversa sobre criatividade e empreendedorismo

Mulheres que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Queimados conferiram as entrevistas em primeira mão.

View this post on Instagram

Hoje foi dada a largada nas rodas de conversa sobre criatividade e empreendedorismo do projeto "Criativas – Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense"! A partir das próximas semanas estaremos promovendo o encontro entre profissionais de diversas áreas com mulheres de Queimados que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS da cidade.Hoje, a ilustradora @bianca_dsc e a produtora cultural @ana__carvalho dividiram suas experiências num bate-papo muito inspirador! Essa ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados e o patrocínio do @britishcouncil, através do #activecitizens. Na oportunidade, exibimos em primeira mão 1 episódio de uma série que em breve será publicada em nossas redes sociais! Aguardem cenas dos próximos capítulos!!

A post shared by Cultura BXD (@culturabxd) on

Antes dos vídeos serem disponibilizados na internet, exibições foram realizadas em rodas de conversas produzidas nos oito CRAS existentes no município. A atividade aconteceu em parceria com a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

View this post on Instagram

Hoje foi o segundo dia de bate-papo com criativas da Baixada! Dessa vez, a roda de conversa aconteceu no CRAS Novo Eldorado, em Queimados. As jornalistas Fernanda Nunes e Bia Carvalho dividiram suas experiências pessoais e falaram um pouco sobre os projetos em que estão envolvidas. Maria Angelica Bueno, artesã, também mostrou um pouco do seu trabalho para quem participou da atividade. Nesse encontro, mais um episódio da série "Criativas – Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense" foi exibido. As rodas de conversa tem acontecido com o apoio do @britishcouncil através do #activecitizens e com a parceria da @prefqueimados, através da Secretaria de Assistência Social do Município.

A post shared by Cultura BXD (@culturabxd) on

Nas rodas de conversa, as participantes do SCFV trocaram experiências sobre criatividade e empreendedorismo em encontros que contaram com a presença das profissionais entrevistadas nos vídeos. Esta oportunidade possibilitou às participantes o contato direto com mulheres empreendedoras que acreditaram no seu potencial criativo em encontros inspiradores.

View this post on Instagram

Ontem aconteceu mais uma roda de conversa com criativas da Baixada! Lourdes Lima, fotógrafa de Duque de Caxias, apresentou seu trabalho e dividiu suas experiências na na área com mulheres participantes do Serviço de Convivência no CRAS Inconfidência, em Queimados. Este encontro também contou com a presença de Egeu Laus, coordenador de Economia Criativa na Secretaria Municipal de Cultura de Duque de Caxias, que falou sobre a importância de valorizar o potencial criativo de cada pessoa, mostrando que a economia criativa está presente no cotidiano. Além disso,  mais um episódio da série "Criativas – Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense" foi exibido. As rodas de conversa tem acontecido com o apoio do @britishcouncil através do #activecitizens e com a parceria da @prefqueimados, através da Secretaria de Assistência Social do Município.

A post shared by Cultura BXD (@culturabxd) on

Além da presença das criativas entrevistadas, convidados envolvidos com o tema participaram das rodas de conversa e contribuíram com os encontros dividindo seus conhecimentos sobre Economia Criativa e Empreendedorismo. Confira a lista de convidados:

View this post on Instagram

Na última segunda-feira, 22/10, Neurisete da Silva, artesã presidente da federação dos artesãos do Estado do Rio de Janeiro, dividiu sua história com mulheres que participam do serviço de convivência do CRAS Valdariosa, em Queimados. Todas puderam conhecer seu trabalho e trajetória numa tarde muito inspiradora. Andrey Barbosa, vice-presidente da @imconsultoriaufrrj, empresa júnior do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, falou um pouco sobre empreendedorismo e como a IM Consultoria pode ajudar pequenos empreendedores a alavancar seus negócios. Mais um episódio da série "Criativas – Mulheres na Economia Criativa da Baixada Fluminense" foi exibido. Em breve publicaremos a série em nosso site. As rodas de conversa tem acontecido com o apoio do @britishcouncil através do #activecitizens e com a parceria da @prefqueimados, através da Secretaria de Assistência Social do Município.

A post shared by Cultura BXD (@culturabxd) on

Confira mais fotos em nosso perfil do Instagram:

https://www.instagram.com/culturabxd/

Autor: Allan Reis

Iguaçuano, fotógrafo, graduando em Administração e pós-graduado em Planejamento Estratégico em Mídias Sociais. Idealizador do Cultura BXD e entusiasta de cultura digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s